Sobre o Município

São Julião adere a cadastro de programa do Ministério da Justiça para reforçar segurança nas escolas

Educação - 18/04/2023

...

O município de São Julião através da iniciativa da Prefeitura Municipal na gestão “O povo é o poder”, realizou nesta segunda-feira, 18, o cadastro de uma proposta na plataforma SEI do Ministério da Justiça e da Segurança Pública referente à pauta da segurança nas escolas.

A União, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou um edital de Chamada Pública para adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas, em que serão destinados recursos para o
financiamento de projetos estaduais e municipais relacionados ao fortalecimento, ao aprimoramento ou à institucionalização de rondas especializadas ou outras ações no
enfrentamento e na prevenção de crimes no contexto escolar e no seu entorno.

Os municípios interessados em aderir ao programa tiveram que apresentar suas demandas e necessidades através de uma proposta de projeto que poderá ser financiado pela União, mediante transferência voluntária de recursos. Seis áreas temáticas de investimento foram disponibilizadas, no caso do projeto do município de São Julião intitulado de “Convocação e prevenção à violência na rede púbica municipal de São Julião: de mãos dadas pelea educação”, quatro áreas temáticas foram contempladas.

“Tivemos a iniciativa de nos cadastrarmos nesta proposta do Governo com a expectativa de sermos aprovados para em breve podermos investir em ações e equipamentos que promovam a segurança das ecolas de São Julião. Enviamos nosso projeto e estamos otimistas quanto a aprovação”, afirmou a secretária municipal de Educação, Valdinara Rodrigues.

A pubicação da lista das propostas aprovadas será feita no dia 23 de maio de 2023, o resultado das propostas classificadas será em 30 de maio de 2023 e a fase de análise técnica e diligências (apenas para a modalidade de convênio) se estende até 09 de junho de 2023. Ao todo serão analisados 10 intens duarnte a avaliação dos projetos enviados.

“São Julião não poderia ficar de fora de uma oportunidade dessas, como gestão, digo que, as crianças e adolescentes são nossos patrimônios, portanto, quando soubemos dessa iniciativa corremos atrás de elaborar um bom projeto para que o município possa ser contemplado com o investimento do Governo Federal. Tenho certeza que seremos aprovados e logo logo estaremos colocando em ação boas práticas de segurança nas nossas escolas”, destacou o prefeito, Dr. Samuel Alencar.

PUBLICIDADE

 

O Programa Nacional de Segurança nas Escolas tem como objetivo reduzir a
incidência de violências e crimes contra as escolas, por meio do fortalecimento de capacidades institucionais e do aparelhamento das instituições de segurança pública envolvidas.