Sobre o Município

Com transmissão comunitária, São Julião registra 08 casos e 01 óbito por coronavírus; Prefeito Dr. Jonas faz alerta à população

Saúde - 20/05/2020

...

O município de São Julião – PI, na região de Picos, conta atualmente com 08 casos confirmados do novo coronavírus (Sars-Cov-2), vírus responsável pela Covid-19, doença infecciosa e altamente contagiosa que vem afetando o mundo inteiro.

De acordo com boletim emitindo pela Secretaria Municipal de Saúde na tarde de terça-feira (19), 01 paciente veio a óbito, 06 continuam em isolamento e 01 está recuperado da doença.

Boletim da Secretaria Municipal de Saúde

A morte registrada por Covid no município trata-se de um idoso com comorbidade de 66 anos. Ele tinha diabetes e era hipertenso e faleceu no início da noite de ontem, no Hospital Regional Justino Luz.

Seu corpo foi conduzido ontem mesmo a São Julião onde foi sepultado sem velório e com total restrição no cemitério sede.

Francisco José foi vítima da Covid – Foto publicada com autorização da família

O padre Ramires, reponsável pela Área Pastoral de São Julião, lamentou a morte de Seu Chico.

Povo de Deus, Hoje a morte nos cravou o seu aguilhão através da Covid-19. O Jardim da Imaculada anoitece triste. A partida de nosso irmão Francisco José é um apelo para termos consciência deste mal e igualmente para termos prudência, pois alguém que amamos pode nos ser tirado se não nos cuidarmos. Peçamos ao Senhor que acolha em seu Reino nosso irmão e que console os seus. E que Ele nos livre de todos os males, especialmente do mal espiritual. Repouso eterno dai-lhe, Senhor!”, escreveu o sacerdote numa rede social.

Explicação de transmissão comunitária – Foto: Reprodução

Transmissão comunitária

O Prefeito Dr. Jonas declarou estado de transmissão comunitária do novo coronavírus em São Julião – PI, onde já não é possível mais determinar a origem da contaminação dos novos casos confirmados.

Dr. Jonas alertou que a transmissão comunitária reforça a necessidade de isolamento domiciliar para conter o avanço do vírus.

Prefeito de São Julião, Dr, Jonas Bezerra de Alencar

“No São Julião já tem transmissão comunitária e a única forma de evitar é o distanciamento social. Fiquem em casa. Quem precisar sair de casa use máscara e mantenha distância mínima de dois metros para outras pessoas, e, sempre antes de levar as mãos ao rosto, lavá-las com água e sabão, usar o álcool 70%, que pode ser em gel, quando possível. Os municípios estão sem recursos, mas estamos na luta porque todas as vidas são importantes. Lamentavelmente alguns não acreditam na realidade do problema. A situação é gravíssima. Fiquem em casa. É a sua vida e as vidas das pessoas que você ama que estão em risco”, alertou o chefe do executivo municipal.

Isolamento social e decretos de calamidade

Para evitar a contaminação pelo vírus, decretos de isolamento social e medidas emergenciais foram emitidos pela atual gestão para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas.

No município, equipes da Secretaria de Saúde fazem constantemente abordagens de veículos na entrada da cidade e através de uma blitz educativa repassam orientações e distribuem máscaras à população. As escolas e a maior parte do comércio, assim como serviços públicos, suspenderam as atividades.

São Julião possui atualmente 01 óbito por Covid-19

Ações da Prefeitura

A Gestão O Povo em Primeiro Lugar começou uma nova ofensiva para combater o coronavírus. Máscaras de proteção feitas de tecido começaram a ser distribuídas para a população em pontos estratégicos do município.

A entrega está sendo feita pelos profissionais da Secretaria de Saúde através de blitz sanitária e também pela equipe da Secretaria de Assistência Social.

Blitz educativa na entrada da cidade

Totens em pontos estratégicos

De acordo com Prefeito Dr. Jonas, para intensificar ainda mais as ações contra a Covid, serão instalados totens de álcool em gel.

“Os displays têm um sistema de dispensação do produto que deve ser acionado na base, com ajuda dos pés, evitando qualquer contato físico. Dessa forma, o usuário pode acessar o totem de forma totalmente segura”, explicou o prefeito à redação do Portal É Notícias.

Tontens serão instalados em pontos estratégicos de São Julião

Segundo o Prefeito Dr. Jonas, intensificar as ações é essencial para evitar o aumento dos casos da doença e reforçar bons hábitos na população.

“Este é o nosso papel enquanto gestor e prefeitura, mas não adianta a gente orientar, explicar e conscientizar, se as pessoas não colocarem em práticas as recomendações. Devemos evitar aglomeração para que os casos não aumentem. Então, evitem saídas desnecessárias de casa. Esse período tem sido difícil pra todo mundo. Vamos cada uma fazer a sua parte”, declarou.

Abordagem na entrada da cidade

Ascom - Jeremias Carvalho