Sobre o Município

Assistência Social de São Julião faz entrega de kits de enxoval para gestantes

Assistência Social - 11/02/2021

...

A Prefeitura de São Julião na administração do prefeito Dr. Samuel Alencar, gestão “O Povo é o Poder”, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), realizou na manhã desta quinta-feira (04), a primeira entrega de kits de enxoval as gestantes do município. Na ação, seis mulheres foram beneficiadas.

O Grupo de Gestantes é uma das ações do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família – PAIF. Devido à pandemia da Covid-19, os trabalhos estão sendo realizados de forma remota por meio de grupo de whatsapp e ligações telefônicas, mas para o recebimento do benefício, as gestantes que se encontram no 8° mês de gestação foram convocadas com aviso prévio.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Thaise Moura Fontes, que participou da entrega, destacou o objetivo da ação, bem como o total apoio do CRAS e da gestão “O povo é o poder” para as gestantes do município.

”A distribuição dos kits tem como objetivo incentivar que as gestantes procurem orientação e acompanhamento médico e psicossocial durante todo o ciclo da gravidez, incluindo pré-natal, parto e puerpério (período pós-parto), além do acompanhamento do bebê. Em nome da gestão ‘O povo é o poder’, reafirmamos o nosso compromisso com todas vocês. Sejam bem-vindas e saibam que poderão contar sempre com a nossa equipe”, disse.

Durante o encontro, ainda foi abordado sobre a campanha ‘Janeiro Branco’, através do tema: ‘Quem cuida da mente, cuida da vida’, onde a psicóloga Débora Barros explicou sobre a importância de cuidar da Saúde Mental, explanou sobre o lema da campanha este ano: ‘Todo cuidado conta’.

“A ação deste ano busca promover um pacto pela saúde mental em meio à pandemia da covid-19. As questões que envolvem a saúde mental são consideradas uma nova pandemia. A ansiedade, o estresse e a depressão passaram a ser vistas em pessoas próximas e distantes. São pessoas que precisam de ajuda e podem estar ao nosso lado – seja um vizinho, alguém do trabalho, um parente ou uma pessoa que está em alguma das suas redes sociais, por isso, devemos debater a temática e incentivar as pessoas a buscarem ajuda”, explica à psicóloga.

Por fim, além do kit para a gestante também foram entregues lembrancinhas simbolizando os cuidados com a saúde mental.

Psicóloga Débora Barros realizando a entrega da lembrancinha alusiva ao ‘Janeiro Banco’ para a gestante.

Vale destacar que para a realização do encontro foram realizados todos os cuidados exigidos pelas autoridades de saúde em prevenção a Covid-19, visando assim à proteção de todos, em especial das gestantes.

Ainda participaram da entrega, a assistente social, Jade Alencar; a coordenadora do CRAS, Elayne Costa; a coordenadora do SCFV, Clarisse Sobrinho; a orientadora social, Ana Paula, e a subsecretária de Assistência Social, Flaviana Alzira.

Confira as imagens: