Sobre o Município

Educação de São Julião distribui 890 kits de merenda escolar

Educação - 07/06/2021

...

A Prefeitura de São Julião, na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, através da Secretaria de Educação, realizou dias 02, 03 e 04 junho, a  distribuição de kits alimentação adquiridos com o recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e usando a  contrapartida de recursos próprios do Poder Executivo.

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é de extrema importância para o ambiente escolar, uma vez que além garantir a alimentação dos alunos da educação básica na escola, promove os hábitos de alimentação saudável, pois o cardápio, por exigência da Lei 11.947/2009 e da Resolução CFN 465/2010, é montado por um nutricionista.

Devido à suspensão das aulas presenciais como medida de segurança e contenção da disseminação da Covid-19, as aulas estão acontecendo através de atividades pedagógicas não presenciais, a Lei da alimentação escolar foi alterada e passou a vigorar a Lei Nº 13.987, de 7 de abril de 2020 e portanto é um do dever do CACS Municipal (Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb), e das Unidades Escolares garantir o direito das crianças e adolescentes de usufruir desse recurso destinado a aquisição de itens alimentícios, mesmo estando estudando em casa, manter essa distribuição é dever da gestão municipal e do CACS.

Foto durante a reunião do Conselho da Merenda Escolar

Através de licitação seguindo todas as regras estipuladas em Lei foi realizada a aquisição dos gêneros alimentícios, as escolas municipais da cidade de São Julião distribuíram os kits alimentação conforme um cronograma divulgado e garantindo a adoçam de todas as medidas de prevenção de contágio do coronavírus, sendo assim distribuídos:

Na quarta-feira , 02 de junho, os alunos das Unidades Escolas: Antônio Rodrigues, Creche Maria Vitória e Vitalino Sabino, na zona rural, e da escola da sede, Roldão de Alencar Bezerra, foram contemplados.

Em continuidade, na quinta-feira (03), a distribuição aconteceu na U.E. Joviano Maxímino de Alencar (José Abílio de Lima Cavalcante).

Por fim, na sexta-feira, 04 de junho, a entrega aconteceu na Creche Irmã Maria Edamala e Unidade Escolar Severiano José de Sousa Lima (José Abílio de Lima Cavalcante).

Ao total foram distribuídos 890 kits, preparados de acordo com a modalidade de ensino, pois conforme exige as normas que abordam a atuação do nutricionista no âmbito do PNAE é estabelecido que este profissional seja o responsável por um conjunto de ações técnicas tais como: realizar o diagnóstico e o acompanhamento do estado nutricional dos estudantes; planejar, elaborar, acompanhar e avaliar o cardápio da alimentação escolar, selecionando itens adequados a cada público.

A Secretária de Educação, Valdinara Almeida, que participa ativamente de todo o processo de organização e entrega dos kits, informa que a distribuição foi realizada obedecendo às medidas preventivas à Covid-19, e agradeceu a todos os profissionais que participaram da entrega.

“A gestão municipal não mede esforços para contribuir com as ações da Educação, dessa forma, assegura aos nossos alunos um direito a eles que é fundamentado por lei, além de possibilitar melhores práticas no ensino não presencial realizado em casa através de outras ações que vem sendo realizadas. Agradeço a todos os profissionais, estudantes, e os familiares que participaram da entrega e respeitaram as medidas preventivas à Covid-19”, disse a secretária.

O prefeito, Dr. Samuel Alencar, reafirmou que a Educação é uma das prioridades da sua gestão e destacou: “Quero parabenizar a Secretária de Educação, Valdinara, bem como a todos os profissionais empenhados no trabalho que resultou sucesso na montagem dos kits e a distribuição para as famílias de alunos matriculados. Muito obrigado pelas contribuições e por exercerem o trabalho com maestria”.

Prefeito, Dr. Samuel Alencar

Para a distribuição, foram adotadas as medidas de distanciamento físico e de higiene com objetivo de garantir segurança as equipes de trabalho e aos beneficiados.

Confira as imagens:

_Reunião do Conselho da Merenda Escolar

 

 

 

Foto durante a reunião do

 

 

_Registros do dia 02/06/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

03.06.21 | Creche Maria Vitória da Conceição – Mandacaru 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

03.06.21 – U.E Joviano Maximino de Alencar

 

 

 

04.06.21 | Creche Irmã Maria Edamala

 

 

 

 

 

 

 

 

04.06.21 – U.E Joviano Maximino de Alencar e U.E. Severiano José de Sousa Lima

 

 

 

 

 

 

 

U. E. Roldão de Alencar Bezerra