Sobre o Município

Secretária de Assistência Social de São Julião participa de capacitação do Cartão Pro Social e Busca Ativa em Teresina

Assistência Social - 11/08/2021

...

A Secretaria de Assistência Social de São Julião, esteve representada pela secretária, Thaise Moura Fontes, juntamente com a subsecretária e assistente social, Flaviana Alzira, em Teresina, na manhã desta terça-feira 10/08, no auditório da Seadprev, na capacitação do Busca Ativa/Pró-social e Pró-social do Território Entre Rios.

O evento foi uma realização do Governo do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos – SASC, por meio da Superintendência de Direitos Humanos e a Diretoria de Proteção Social Básica, em parceria com a Vice-Governadoria do Estado e os municípios do Piauí.

No evento os gestores no âmbito das políticas sociais receberam orientações sobre os fundamentos do Cartão Pro Social e/ou Cartão Sasc Emergencial, que implementa medidas voltadas para a proteção social de populações vulneráveis, a geração de renda e inclusão produtiva. Além disso, foi também discutido sobre o Busca Ativa que tem como foco o mapeamento das famílias vulneráveis, em situação de pobreza extrema e insegurança alimentar, impactadas pela pandemia.

Para a secretária de Assistência Social e primeira-dama de São Julião, Thaise Moura Fontes, a busca ativa veio em um momento de extrema importância, uma vez que o país, estados e municípios, estão atravessando um período de pandemia onde muitas famílias tiveram sua renda comprometida.

“Essa busca ativa veio justamente para ajudar identificar essas famílias mais vulneráveis que ainda até tem sido cadastradas no cadastro único através do CRAS, mas ainda não tiveram o seu benefício liberado pelo o governo federal e também não conseguiram o auxílio emergencial. Essas famílias serão acompanhadas pela equipe do CRAS através do busca ativa pro social e serão catalogadas para serem inseridas nesse benefício”, explicou a primeira-dama.

Secretária Thaise Fontes e a subsecretária Flaviana Alzira / Foto Arquivo Pessoal

A subsecretária e assistente social, Flaviana Alzira, enfatiza que a assistência social de São Julião através da gestão do prefeito Dr. Samuel Alencar, vem desenvolvendo um trabalho de muita relevância, onde o público mais vulnerável “são bem assistidos através dos programas sociais e o busca ativa veio para somar e contribuir com mais qualidade de vida para essas famílias mais vulneráveis”.

Além das sãojulãoenses, na ocasião estiveram presentes o gerente da SASC e Coordenador Estadual do programa Bolsa Família no estado do Piauí, o psicólogo Roberto Oliveira, a vice-governadora do Estado, Regina Sousa, a superintendente de Direitos Humanos, Janaína Mapurunga, a representante do COEGEMAS, Talissandra Thamires, e os secretários da Assistência Social Assistentes Sociais das cidades que firmaram o acordo para o recebimento do Pro Social e cartão sasc emergencial.

PUBLICIDADE

 

O Cartão Sasc Emergencial irá atender 15 mil famílias, dos municípios piauienses, com auxílio de R$ 200 pelo período de dois  meses, fazendo o montante de R$ 6 milhões. Eles serão entregues, para os municípios, bloqueados e a liberação será por meio de uma senha repassada pela Sasc.

  •