Sobre o Município

Meio Ambiente e Educação realizam I Semana da Água em São Julião

Meio ambiente - 22/11/2021

...

A Prefeitura de São Julião, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, desenvolveram durante os dias 16 a 19 de novembro, a I Semana da Água.

O secretário de Meio Ambiente, Dr. Carlos Ramon, fala sobre a execução e os princípios adotados para a realização dos trabalhos. “A I Semana da Água, desenvolvida por nós da Secretaria do Meio Ambiente em parceria ativa com a Secretaria de Educação, externa-se de maneira basilar na construção educacional e ambiental dos nossos estudantes da rede municipal de educação, tratar sobre a presente temática remonta aos princípios da nossa gestão: cooperação, estudo e atuação consciente”, explica.

A subsecretária de Educação, Lidiane Carvalho, explica sobre a objetividade do projeto: “A semana da água tem como objetivo principal promover o estudo sobre o uso da água de maneira sustentável estimulando o aprendiz a perceber como pode contribuir para a promoção de transformações, bem como a aquisição de uma consciência crítica e atitudes simples e relevantes no cotidiano”, disse.

A programação teve inicio na terça-feira (16) com a realização de Trabalho Pedagógico sobre a temática nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, seguindo até quinta-feira (18).

A equipe encerrou as atividades na sexta-feira (19), pela manhã aconteceu à visita a Barragem Piaus, Na oportunidade, os alunos acompanhados dos professores e profissionais do Meio Ambiente conheceram base estrutural da Adutora de Piaus.

Adriana Josefa da Rocha, bióloga, graduada em Ciências biológicas pela UFPI, atualmente professora de ciências da U. E. Joviano Maximino de Alencar, atuando nas turmas de 6° ao 9° ano, na rede Municipal, destaca como o projeto contribuiu na aprendizagem dos alunos.

“Esse projeto sobre a água é muito importante e tem contribuído de maneira significativa para os alunos, visto que a água é um elemento essencial e indispensável a vida. Dessa forma é muito importante eles conhecer a sua importância para a nossa vida, distribuição de água doce presente no planeta, e também o reservatório Piaus, um dos maiores do estado do Piauí , responsável por abastecer nossa cidade, e outras cidades vizinhas”, pontuou.

Durante a tarde houve uma palestra virtual para os estudantes, sobre o tema: “Água e suas formas de reutilização”, ministrada pela Bióloga e Especialista em Ecologia, Louridânya Sousa.

Louridanya da Silva e Sousa é Analista Ambiental / Bióloga – Graduada em Ciências Biológica pela a Universidade Federal do Piaui. Especialista em Ecologia – UFPI /. Especialista em Gestão e Educação Ambiental – UESPI.

Confira as imagens:

  •