Sobre o Município

Município promove Campanha ‘Outubro Rosa’ com ações de saúde para as mulheres

Saúde - 31/12/1969

...

A Prefeitura Municipal de São Julião – PI que tem a frente o prefeito Dr. Jonas, através de ação conjunta das secretarias municipais de Saúde, de Assistência Social e Educação, promoveram no período de 16 a 24 de outubro, a campanha Outubro Rosa. Com o tema “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?” várias atividades marcam a campanha que teve início no último dia 16 e aconteceu na cidade e nos povoados com o objetivo de orientar e conscientizar o público feminino sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce como principal estratégia de cura.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam que, dos novos casos de câncer registrados a cada ano, 28% é câncer de mama. Os dados assustam, mas a campanha chamou atenção que existe tratamento eficaz para o câncer de mama, e que, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura são altas.

De acordo com a assistente social, Conceição de Maria, as atividades tiveram como papel principal prestar apoio às pessoas, em especial as mulheres que são as principais vítimas do câncer de mama e câncer do colo do útero. A iniciativa tem como finalidade trabalhar em prol da melhoria e qualidade de vida da população feminina sãojuliãoense.

“Infelizmente é uma doença que já causou várias perdas no nosso município, então o nosso objetivo é facilitar a vida das pessoas e garantir que elas tenham acesso aos serviços de saúde e possam apoiar a campanha” afirmou Conceição.

O principal dia da campanha é denominado como ‘Dia D`  e foi realizado no último sábado, 20, no centro da cidade, onde um stand foi montado em praça pública. O Dia ´D` promoveu a população de forma gratuita diversos serviços de saúde como requisições e pedidos para mamografias, vacinas de HPV, distribuição de preservativos, anticoncepcionais, orientações com enfermeiros, orientações de como realizar o autoexame da mama, aferição e pressão arterial, aferição de glicemia bem como a ação por parte dos agentes de saúde que solicitaram que as pessoas participassem da campanha como forma inseri-los na mobilização.

Várias pessoas participaram da mobilização. Entre os participantes, a sãojuliãoense, Gildete, moradora da Passagem Molhada, falou sobre o beneficiamento realizado pela gestão do prefeito Dr. Jonas Alencar com o apoio das secretarias do município.

“É uma boa ação em prol da saúde das pessoas. Nesse dia eu medi minha pressão e pude contemplar com as pessoas outras ações desenvolvidas aqui. O prefeito e toda equipe estão de parabéns. É uma ótima gestão” disse Gildete.

Ação com o grupo de mulheres da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão

A programação da campanha Outubro Rosa 2018 teve início na terça-feira, 16, com uma ação com o grupo de mulheres da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão, conduzida pela assistente social, Conceição de Maria – a Ceicinha.

E seguiu na quarta -feira, 17, pela manhã. Na sede do município, houve roda de conversa sobre o câncer de mama e câncer de colo de útero com o enfermeiro Paulo Henrique.

Ação no Povoado Fujona

À tarde, a atividade foi desenvolvida no povoado Fujona pela enfermeira Gislane. Na quinta-feira, 18, houve realização de exames de prevenção e orientação sobre autoexames de mama.

Na manhã do último sábado, 20, foi realizado o ‘Dia D` com estande em praça pública onde foram realizadas requisições e pedidos para mamografias, aferição de pressão arterial, vacinas de HPV, distribuição de preservativos e anticoncepcionais, orientações com enfermeiros, orientações de como realizar o autoexame da mama, aferição e pressão arterial, aferição de glicemia bem como a ação por parte dos agentes de saúde que solicitaram que as pessoas participassem da campanha como forma inseri-los na mobilização.

Ação no Povoado Mandacaru

Na tarde desta quarta-feira, 24, no povoado Mandacaru, houve palestra sobre câncer de mama e câncer de colo de útero, ministrada pela enfermeira Joyce e também foram realizados exames de prevenção e orientações sobre autoexames de mama.

Veja mais fotos do dia “D” em praça pública:

Fonte e fotos: Cidades na Net