Sobre o Município

Prefeitura de São Julião compra novos testes do coronavírus e intensifica ações contra a Covid-19 em São Julião – PI

Saúde - 02/07/2020

...

A Prefeitura de São Julião – PI, na Gestão O Povo em Primeiro Lugar, que tem à frente do executivo o Prefeito Dr. Jonas adquiriu só nesta semana um novo lote com mais de cem testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19.

De acordo com Prefeito Dr. Jonas, nesta quinta-feira, 02 de julho, todos os trabalhadores da rede pública de saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus foram submetidos aos testes.

Novo lote com mais de cem testes rápidos

Prefeitura já distribuiu mais de três mil máscaras

“Graças a Deus testamos todos os profissionais de Saúde do São Julião e nas testagens de hoje todos testaram não reagente, ou seja, negativo para a Covid-19. Outros dois profisisonais que testaram positivo seguem cumprindo o isolamento social”, declarou o gestor.

Segundo o prefeito, as ações contra a doença no município não param.

“Iniciamos nossas ações com os decretos municipais de isolamento e distanciamento social. Intensificamos as ações ainda mais com blitz sanitárias com material informativo e distribuição de máscaras, também realizamos a desinfecção de ruas e entregamos os equipamentos de proteção individual, os EPIs, para nossos profissionais de saúde trabalharem com maior segurança e tranquilidade”, ressaltou o gestor.

Relebre as ações da Prefeitura de São Julião contra a Covid-19

Decretos

A Prefeitura de São Julião – PI não tem medido esforços no combate ao novo coronavírus no município. O prefeito Dr. Jonas foi um dos primeiros gestores do estado do Piauí a emitir decretos de isolamento social determinando a suspensão das aulas da rede pública municipal de ensino e todas as atividades e eventos, incluindo a feira livre aos sábados.

Os decretos estabelecem também o uso obrigatório de máscaras de proteção facial por vias públicas e em espaços onde circulem outras pessoas com o objetivo de garantir mais segurança para a saúde dos cidadãos do município de São Julião – PI.

Decreto municipal

Blitz Educativas com distribuição de máscaras e material informativo

Dentre as ofensivas no combate ao novo coranavírus, a Prefeitura de São Julião – PI, na gestão O Povo em Primeiro Lugar montou blitz educativas com dsitribuição de máscaras de proteção facial feitas de tecidos. Ao todo foram distribuídas 03 mil máscaras. A entrega foi realizada pelos profissionais da Secretaria de Saúde através de blitz sanitária e também pela equipe da Secretaria de Assitência Social durante seus atendimentos ao público.

Totens em pontos estratégicos

De acordo com Prefeito Dr. Jonas, para intensificar ainda mais as ações contra a Covid, foram instalados totens de álcool em gel.“Os displays têm um sistema de dispensação do produto que deve ser acionado na base, com ajuda dos pés, evitando qualquer contato físico. Dessa forma, o usuário pode acessar o totem de forma totalmente segura”, explicou o prefeito à redação do Portal É Notícias.

Segundo o Prefeito Dr. Jonas, intensificar as ações é essencial para evitar o aumento dos casos da doença e reforçar bons hábitos na população.

“Este é o nosso papel enquanto gestor e prefeitura, mas não adianta a gente orientar, explicar e conscientizar, se as pessoas não colocarem em práticas as recomendações. Devemos evitar aglomeração para que os casos não aumentem. Então, evitem saídas desnecessárias de casa. Esse período tem sido difícil pra todo mundo. Vamos cada um fazer a sua parte”, declarou.

Higienização de ruas e locais públicos

Para combater o novo coronavírus a Prefeitura de São Julião realizou também a higienzação de ruas e locais públicos com um produto sanitizador.  A aplicação do sanitizador foi feita no período noturno pela equipe da Secretaria de Saúde com bombas costais e com a ajuda de um carro pipa cedido pelo Vereador Acelino.

“Com essa lavagem, acreditamos que iremos diminuir o poder de contaminação do vírus. Essa é uma das medidas que ajuda a reduzir a transmissão da Covid-19. Já temos contaminação comunitária no São Julião. Estamos fazendo o possível e pedimos a colaboração de todos”, enfatizou o prefeito.

Mais ações

Em conversa com a Portal É Notícias, o Prefeito Dr. Jonas disse que pretende intensificar ainda mais as ações contra a Covid no município. “Estamos com dificuldades, pois ficamos sem dois de nossos quatro médicos, pois um deles sofreu um acidente e fraturou a bacia e outro médico contraiu a Covid e como ele é do grupo de risco teve que ser afastado, mas mesmo assim vamos iniciar o Programa Busca Ativa, onde em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vamos realizar o rastreamento de pessoas contaminadas pela Covid-19”, explicou o chefe do executivo municipal.

Prefeito de São Julião, Dr. Jonas

O rastreamento de pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus prevê a aplicação de testes para a Covid-19 a fim de identificar pacientes positivados; cadastro de pacientes contaminados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19 e acompanhamento de pacientes contaminados pelas equipes de saúde. Cada território de desenvolvimento conta com pelo menos uma equipe para mapeamento. Após a realização dos testes, as pessoas positivadas para doença passam a ser monitoradas, evitando que a família e outras pessoas sejam também contaminadas.

“Vamos através do Programa Busca Ativa em parceria com o Governo do Estado testar todos os comerciantes de nossa cidade e também todas as pessoas monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde, mas lembramos que os testes rápidos dos monitorados deverão seguir os protocolos estipulados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS, onde estipula testar apenas aquelas pessoas que possuam sintomas e que estejam em isolamento domiciliar de 7 a 10 dias”, finalizou o Prefeito.

O município de São Julião – PI já conta com 12 pessoas curadas da Covid-19.