Sobre o Município

Treinamento da plataforma Google e planejamento encerram a jornada pedagógica de São Julião; fotos

Educação - 02/03/2021

...

A Jornada Pedagógica em São Julião teve continuação nesta segunda e terça-feira, 1º e 02 de março. Na manhã de segunda, houve o treinamento da Plataforma Google com o ministrante Edivan Gonçalves, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. O público-alvo foi docentes da Educação Infantil, no horário das 08h às 9h40min.

Neste ano o evento realizado durante os dias 26 de fevereiro, 1º e 02 de março, abordou como tema “Metodologias pedagógicas no ensino não presencial”.

Veja vídeo

A Educação Municipal de São Julião tem a assessoria da empresa EG Sistemas de propriedade do professor de informática Edivan Gonçalves que ministrou treinamento da plataforma Google. Na capacitação no horário das 08h às 09h40min foi trabalhado a operacionalização da plataforma para o desenvolvimento e aplicação das aulas remotas que serão realizadas neste ano, por conta da pandemia da Covid-19.

“No treinamento realizado sobre o uso da plataforma foram apresentadas as ferramentas, atualizações, apresentações dos diários de classe que será usado para os registros das aulas remotas bem como outras atribuições”, destacou.

De acordo com Edivan, foi mostrado também sobre a organização do ano letivo e estratégias adotadas para o período atual, dentre outras.

“Vale ressaltar que esse é um trabalho contínuo, quando iniciamos as aulas remotas no mês de agosto. O município de forma eficiente conseguiu organizar a plataforma sendo um dos pioneiros no uso desse recurso para trabalhar e garantir a terminalidade do ano letivo de 2020. Já para o ano de 2021 estão sendo organizadas as aulas remotas até que tenhamos a normalidade para que possamos concluir a carga horária desse ano letivo”, explicou Edivan Gonçalves.

Na continuação dos trabalhos pedagógicos, em seguida, das 10h às 11h40min, o público-alvo foi educadores do Ensino Fundamental (Anos Iniciais). Durante a tarde o treinamento contou com a presença de docentes do Ensino Fundamental (Anos finais) das 13h às 14h40min, os professores da U.E. Joviano Maximino de Alencar e U.E. Antonio Rodrigues.

O horário das 15h às 16h40min foi destinado para professores da U.E. Severiano José de Sousa Lima. Para melhor desenvolvimento do ensino-aprendizagem os docentes utilizaram notebook pessoal.

Planejamento por modalidade de ensino

Por modalidade de ensino, seguindo o cronograma da Jornada Pedagógica 2021, ainda na segunda-feira, dia 1º de março, docentes da Educação Infantil participaram do planejamento no Telecentro da Secretaria Municipal de Educação às 13h30 com

Já nesta terça-feira, 02 de março, pela manhã, aconteceu o planejamento no auditório da Secretaria Municipal de Educação às 08h para o Ensino Fundamental (Anos Iniciais).

No período da tarde, o planejamento foi também no auditório da secretaria, às 13h30min para o Ensino Fundamental (Anos Finais).

Para a secretária de Educação, Valdinara Rodrigues, a Jornada Pedagógica é um momento de união em busca do melhor aprendizado.

“Foram três dias de muito aprendizado. Tivemos a oportunidade de assistir palestras e renovar nossas expectativas para 2021 com treinamento de como operar as demandas na plataforma Google, devido estarmos vivendo a pandemia e necessitar que as aulas sejam remotas. Então minha avaliação sobre os três dias é muito positiva porque fortaleceu nosso aprendizado e nos direcionou para que seja repassado esse conhecimento e garantir melhor desempenho dos nossos alunos”, avaliou a secretária de Educação de São Julião.

Em São Julião, neste ano, aproximadamente 1.000 alunos estão matriculados na rede de ensino do município.

Matéria Relacionada: SÃO JULIÃO | Jornada Pedagógica abre ano letivo e discute metodologias de ensino não presenciais; fotos