Sobre o Município

Secretaria de Desenvolvimento Rural realiza cadastro inédito de agricultores e produtores rurais de São Julião

Agricultura - 15/04/2021

...

A Prefeitura de São Julião, na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, pasta administrada pela secretária Ana Célia, realizou nesta quinta-feira (15), mais visitas domiciliares para cadastramento dos agricultores e proprietários rurais do município.

O cadastramento acontece tendo em vista a preocupação da atual gestão de conhecer e identificar a necessidade e produção de cada localidade, podendo assim, buscar melhorias e formas de incentivar os produtores rurais.

O levantamento teve início em fevereiro e irá abranger todas as localidades do município. Até o momento 325 famílias residentes na zona rural já se encontram cadastradas.

A secretária de Desenvolvimento Rural, Ana Célia, que visitou pessoalmente todas as residências ainda informou que o cadastramento encontra-se praticamente finalizado, e informa que em decorrência da pandemia da Covid-19, as visitas aconteceram respeitando todas as medidas preventivas.

Secretária de Desenvolvimento Rural, Ana Célia

“Desde o início de fevereiro, estamos visitando todas as localidades do município. O cadastramento encontra-se praticamente concluído, faltando apenas às famílias que não foram encontradas em casa no horário em que percorríamos o município. Logo, retornarei em todas as residências que faltam e assim iremos finalizar esta etapa, incentivar e contribuir com os nossos produtores rurais”, disse.

O prefeito, Dr. Samuel Alencar, destaca com a realização do cadastramento, a otimização da agropecuária com a criação de ruminantes como gado, ovelhas e cabras, para a produção de carnes e leite, bem como melhorias através da assistência técnica para que os produtores possam ter uma renda a mais.

Prefeito de São Julião, Dr. Samuel Alencar

“Estamos fazendo o cadastramento para catalogar as propriedades, animais, quantidades, raças e assim criarmos associações em cada região. Dentro disso, ao conversarmos com todos, queremos implementar raças de bovinos, ovinos e caprinos que sejam resistentes ao nosso clima para que haja produção de baixo custo e assim com essas produções de carne e leite possibilite que as pessoas possam vender com preços justos. Com isso a prefeitura absorver boa parte dessa produção para implantarmos na alimentação escolar. O resumo disso é fazer com que o homem do campo tenha sua renda”, apontou.

O cadastramento dos agricultores e proprietários rurais foram realizados nas localidades: Serra Velha; Serrinha; Cansanção; Canta galo; Pociano; Jerimum; Bravo; Baixão; Cercadinho; Serra do Cajueiro; Macambira; Caiçarinha; Lagoa Comprida; Pau Ferro Grande; Cruz das Almas; Poço Escuro; Camaratuba; Novo Caldeirãozinho; Chupeiro; Apertados; Mercador; Lagoa do Tigre; Olho Daguinha; Mauricio; Mauricio Pista; Lagoa Comprida; Sítio André; Sítio Macacos; Emparedada; Presidente Juscelino; Porcos; Porcos I e II; Alto Alegre; Chapada da Furninha; Barroca Funda; Sitio Piquiá; Beco; Baixa do Milho; Malhada Bonita; Poço Serrote; Canafixula; Juá; Tamboril; Bela Vista; Carnaubinha; Baixa do Milho; Lagoa dos Quintos; Castanha Velha; Barroca Funda; Sítio Alagoado; Baixa da Areia; Baixa da Roça; Jurema; Alagadiço e Malhada Vermelha.

Confira as imagens: