Sobre o Município

Educação de São Julião desenvolve projeto sobre meio ambiente e sustentabilidade. Veja!

Educação - 14/06/2021

...

Com o tema: “Conscientização: Preservar é se Cuidar – Reciclar é Recriar”, a Prefeitura de São Julião, na gestão “O povo é o poder” do prefeito Dr. Samuel Alencar e do vice-prefeito Dr. Leonardo Rocha, através da Secretaria de Educação, está desenvolvendo um projeto interdisciplinar sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O projeto tem como objetivo conscientizar os estudantes, pais e a comunidade sobre a importância da preservação do meio ambiente, desenvolvendo com os discentes e familiares ações e posturas que minimizem situações que causam danos à natureza, estimulando assim, a conservação, cuidado, hábitos de reuso e reciclagem em prol de uma vida num ambiente saudável e sustentável.

Dessa forma, sabendo a importância de tratar sobre o tema Meio Ambiente, o projeto teve que início em 31/05 e segue até 16/06/2021, trabalha a temática Meio Ambiente nas 07 escolas municipais que compõem a Secretaria Municipal de Ensino de São Julião, em todas as modalidades e etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental: Anos Iniciais e Anos Finais, e EJA.

A Secretária de Educação, Valdinara Almeida, explica que através da temática abordada o órgão ambiciona proporcionar a toda comunidade escolar uma reflexão sobre a importância da preservação ambiental e da adoção de atitudes diárias que levem em consideração a sustentabilidade.

“A partir de práticas rotineiras ou pequenas mudanças de hábitos, estamos desmistificando o pensamento que apenas entidades ou empresas têm o dever de proteger e conservar o meio ambiente. Pequenas ações como reuso, reciclagem e o replantio podem se tornar grandes aliadas na luta por um meio ambiente mais saudável, afinal o meio ambiente é onde vivemos e pelo o qual sobrevivemos”, explica.

Para a realização do projeto, a Secretaria de Educação, planejou uma metodologia ampla e diversificada, para que houvesse o engajamento e empenho no desenvolvimento das atividades propostas entre todo o público-alvo: professores, estudantes e familiares, realizando-se o acompanhamento remoto através de fotos e vídeos produzidos pelo envolvidos nas atividades realizadas em casa.

A metodologia dispõe de atividades didática/pedagógicas relacionadas a questão do lixo e da preservação do meio ambiente trazendo a importância de reutilizar, reduzir o consumo e de reciclar, para tanto foram utilização materiais que comumente são descartados no lixo para incentivar a produção de jogos, brinquedos, vídeos educativos, produções, maquetes e uma campanha para arrecadação de materiais recicláveis para entrega a APASJU (Associação de Proteção Animal de São Julião), que tem como intuito vendê-los para reciclagem e converter todo o dinheiro da venda em castração de animais de rua, contribuindo para a redução de animais abandonados e para a manutenção das limpeza das áreas públicas. As escolas receberam esse material das famílias dos discentes e dos funcionários e a Secretaria de Infraestrutura recolheu 5 carradas que foram entregues a Presidente da Associação Tatiane Rocha.

Presidente da Associação Tatiane Rocha junto a equipe SME

O projeto foi desenvolvido durante as aulas não presenciais com atividades de recortes e colagem, trabalho com material reciclado, montagem de painéis e gráficos com alertas sobre a importância da preservação ambiental e hábitos sustentáveis com as tarefas postadas e estudadas no Google Sala de Aula, pelo WhatsApp, através de atividades impressas, dentre outras.

Em decorrência da pandemia da Covid-19, as atividades escolares estão sendo realizadas de forma não presencial, com isso, há a possibilidade maior do envolvimento conjunto da família na produção e realização de ações de conscientização.

Para a apreciação dos trabalhos escolares produzidos durante a realização do Projeto “Conscientização: Preservar é se Cuidar – Reciclar é Recriar”, a Secretaria de Educação irá promover a I Mostra com o tema Meio Ambiente, na quarta-feira (16), no auditório do órgão, das 14h às 16h, onde serão exibidos alguns trabalhos produzidos pelos professores e alunos, usando materiais de sucata e recicláveis.

O encontro acontecerá de forma restrita, a fim de evitar aglomeração, e contará apenas com a presença de servidores da pasta, diretores e coordenadores das escolas. Todo o material exposto será divulgado através das redes sociais oficiais da Prefeitura Municipal, dessa forma, os interessados poderão ter acesso e assim apreciar os trabalhos produzidos pelos alunos saõjuliãoenses durante o projeto.

Confira o banner:

Confira fotos do Projeto Meio Ambiente, os quais foram produzidos pelos alunos.