Sobre o Município

Gestão de Dr. Samuel oferece atendimento odontológico e entrega de próteses dentárias gratuitas em São Julião

Saúde - 05/08/2021

...

A prestação de serviços na Saúde Municipal de São Julião é uma das prioridades da gestão do prefeito Dr. Samuel Alencar, desde que assumiu os destinos do município em janeiro deste ano.

De lá pra cá foram implantados atendimentos tendo em vista otimizar a qualidade de vida da população. Entre eles pode-se destacar a fabricação de próteses dentárias superiores e inferiores, mandibulares e maxilares pelo técnico responsável José Leal, supervisionadas pelo dentista Dr. Paulo Bruno, que são ofertadas gratuitamente à população.

“Foi uma necessidade em nossa população que conseguimos detectar e pensando no bem de todos os sãojuliãoenses implantamos esse tipo de atendimento”, frisou Dr. Samuel.

São confeccionadas entre 20 e 50 peças por mês. O atendimento é gratuito e acontece todas as terças-feiras pela manhã na Unidade de Saúde Luís Gonzaga da Rocha.

Os sãojuliãoenses são privilegiados com o serviço gratuito porque em um laboratório particular, Dr. Paulo Bruno, citou que o custo varia entre R$ 400 e R$ 700 reais.

“O procedimento aqui de próteses foi um ganho muito grande para a cidade porque uma peça dessa geralmente em um laboratório particular custava entre 400 e 700 reais. Então aqui são de 20 a 50 peças que nós produzimos por mês de custo zero para a população. Nós fazemos próteses superiores e inferiores, mandibulares e maxilares com o responsável técnico que é o José Leal do laboratório em Picos. Ele tem mais de 40 anos de profissão”, comentou.

José Miguel é um dos pacientes que precisou do serviços de prótese dentária e fez sua avaliação sobre os trabalhos da equipe de atendimento protético. “Gostei do serviço, o resultado está bom, perfeito”, avalia.

PUBLICIDADE

 

A secretária de Saúde, Ceicinha Araújo, destaca também que com o serviço odontológico é feita a reabilitação oral dos pacientes edêntulos (desdentados).

“Dr. Paulo Bruno faz a avaliação. A outra parte de cirurgias, restaurações, são encaminhadas para os cirurgiões-dentistas da cidade no PSF, e depois de reabilitados, confeccionamos as próteses dentárias devolvendo à mastigação e a saúde do paciente de volta. Dr Paulo Bruno é o dentista responsável, ele que faz toda a questão da avaliação, moldagem e também a fiscalização desse processo de prótese e o Dr. José Leal é o nosso protético do laboratório de Picos que vem fazer toda a entrega e confecção das próteses para todo que necessitam aqui em São Julião. Nosso atendimento é aqui na Sede todas as terças-feiras”, destaca a secretária de Saúde.

O técnico Dr. José Leal, destaca que o modelo é feito e após a montagem no posto é levado para o laboratório para aplicação de material específico.

“A gente faz a montagem aqui no posto e levamos para o laboratório onde fazemos um modelo individual com cera. Voltamos ao consultório e damos uma prova para tirar as medidas, retornamos para o laboratório para a montagem dos dentes e daí fazemos a confecção. Então as próteses, a gente faz com todo o passo a passo como se fosse uma prótese particular”, concluiu.

  •