Sobre o Município

Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural promovem seminário e distribuem grãos para agricultores

Meio ambiente - 25/02/2022

...

Com o tema: “Propostas para gestão do uso da água, conservação do solo e biodiversidade no município”, a Prefeitura de São Julião, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, promoveu nesta última quinta-feira (24) o I Seminário para à classe agrícola do município.

O seminário foi apresentado pelo palestrante, Marco Antônio Nunes Santana – Engenheiro Agrônomo (CREA-PI: 1920479953), e aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. O encontro e integra as ações do Plano Municipal de Gestão de Água, Solo e Biodiversidade.

Após a formação da mesa de honra, o secretário de Meio Ambiente, Dr. Carlos Ramom iniciou os pronunciamentos agradecendo a presença de todos, ressaltando a importância do evento.

“O nosso encontro é de suma importância, pois tratará sobre propostas e informações técnicas, práticas e didáticas para que nós da Secretaria do Meio Ambiente possamos consagrar umas das principais diretrizes da nossa gestão, que é buscar e trazer para vocês uma gestão palhada no desenvolvimento, com uma agricultura sustentável”, explica.  

A bióloga e especialista em Ecologia, Louridânya Sousa, também fez uso da palavra. “Tratar da água, do solo e da biodiversidade são assuntos falados não apenas na nossa cidade, mas também mundialmente. Eles têm uma importância muito grande porque vivemos em um ambiente onde dependemos da água, do solo e dos outros organismos, a questão do organismo da natureza”, disse.

O engenheiro agrônomo, Marco Antônio, fala sobre o objetivo do seminário. “A nossa proposta é tratar sobre solo, água e biodiversidade, que são temas bem recorrentes, que ora ou outra sempre são debatidos devido a sua importância que deve ser levado em consideração para que os agricultores possam usufruir desses recursos. Então vamos compartilhar informações que contribuam com a classe”.  

Ao final do encontro cada agricultor recebeu um kit com aproximadamente 6 quilos de grãos de milho e feijão para o plantio, sendo três de cada semente. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Rural, a ação visa  incentivar o homem do campo, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar do município de São Julião.

“A distribuição tem como objetivo ajudar os agricultores a garantir seu plantio, tendo em vista que enfrentamos dificuldades onde muitos querem plantar e não dispõem dos grãos. Agora falta vim à chuva para esses agricultores plantarem e ter boa colheita. Agradeço a parceria do Meio Ambiente, espero que o encontro tenha sido proveitoso e agradeço também a presença de todos”, disse Ana Célia. 

Além das presenças já citadas, prestigiaram o evento, a secretária de Infraestrutura, Verônica Rocha; a controladora do município, Maria Laurentina; o coordenador do Meio Ambiente, Lourival e a subprocuradora do município, Andrea Franco.

Confira as imagens: