Sobre o Município

DIA D | Saúde de São Julião vacina mais de 200 pessoas contra a gripe e sarampo

Saúde - 05/05/2022

...

Aderindo à Campanha Nacional de Imunização contra a gripe e o sarampo, a Prefeitura Municipal de São Julião administrada pelo prefeito Dr. Samuel Alencar e através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu neste último sábado (30), o Dia D da Vacinação.

A ação aconteceu nas Unidades Básicas de Saúde dos Povoados Fujona e Mandacaru e na sede do município no Centro de Saúde. O público alvo foram idosos, profissionais de saúde e crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Ao todo, 268 sãojuliãoenses foram imunizados. Na sede foram aplicadas 147 doses, sendo 98 da influenza e 49 do sarampo. No Povoado Mandacaru foram 80 pessoas vacinadas, sendo 50 doses contra a influenza e 30 contra o sarampo. Já no Povoado Fujona, 22 pessoas foram imunizadas contra a gripe e 17 contra o sarampo, totalizando 39 doses aplicadas.

O prefeito Samuel Alencar explicou a importância da ação. “Com certeza uma data importantíssima no calendário da saúde de São Julião, as vacinas protegem e evita a propagação de doenças graves, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde estão sempre empenhandas em mobilizar a população de São Julião em prol de melhorias para a saúde pública”.

A secretária de saúde, Ceicinha Araújo disse que a campanha teve uma boa adesão dos sãojuiãoenses. “Tivemos uma boa adesão à campanha, conseguimos vacinar uma grande quantidade de pessoas e isso mostra que os esforços da gestão e da equipe da saúde não estão sendo em vão, de fato estamos conseguindo mobilizar os cidadãos”.

Conforme o Ministério da Saúde, o objetivo da campanha é interromper a circulação do sarampo, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde.