Sobre o Município

São Julião promove ações do ‘Novembro Azul’ voltadas à saúde do homem

Saúde - 21/11/2022

...

Em alusão ao ‘Novembro Azul’, mês símbolo dos cuidados com a saúde do homem e de prevenção e combate ao câncer de próstata, a Prefeitura de São Julião através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu uma ação nesta segunda-feira (20/11).

O evento foi realizado no Auditório da Educação com palestra e promoção de exames de PSA, em todos os homens presentes, além de aferição de glicemia e pressão arterial.

Ao todo foram coletados 73 exame de PSA (Antígeno Prostático Específico), que serve para detectar precocemente casos de câncer de próstata e outras condições, como a hiperplasia prostática benigna e a prostatite.

Inicialmente, a secretária de Saúde, Ceicinha Araújo, falou sobre a campanha no município e agradeceu a presença de todos.

“Estamos aqui hoje em mais uma manhã da saúde do homem. Uma campanha alusiva ao Novembro Azul, realizando exames e compartilhando conhecimentos. Todos os homens que estão aqui presentes mostram que eles têm atitude, e que os homens de São Julião se cuidam e estão preocupados com a saúde”, destacando que o prefeito Dr. Samuel está sempre preocupado em fornecer uma saúde de qualidade para todos.

Buscando conscientizar sobre a saúde do homem em relação ao câncer, o médico Dr. João Paulo, ministrou uma palestra abordando o tema central da campanha e a saúde do homem. O que é a próstata, fatores de risco, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata foram alguns dos pontos abordados pelo palestrante.

O enfermeiro Sodson Rocha, destacou que as ações são importantes para a conscientização dos homens e da população em geral e ainda explicou que, os tabus – um dos obstáculos para muitos homens – devem ser rompidos, pois a saúde vem em primeiro lugar.

Além das presenças citadas, participaram do evento os enfermeiros, Paulo Henrique, Andreza e Keylla Bezerra, as técnicas Thaís, Lena, Maria José e Joana Brito, demais profissionais da Secretaria de Saúde, e estagiários dos Cursos Técnicos em Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde do PRONATEC. “Saúde e educação andam juntos”, disse a secretária Ceicinha.

Durante o evento também foi servido um coffe break.

Confira as imagens: